a) Júnior – Júniors
b) Mal – maus
c) Fuzil – fuzíveis
d) Pagões – cidadãos
e) Pagãos – cidadãos
2) Em que alternativa aparecem dos substantivos de gênero masculino?
a) carroça – faringe
b) omoplata – lança-perfume
c) sentinela – dó
d) champanha – telefonema
e) alface – dinamite
3) Fazem o plural da mesma maneira que perdão:
a) cidadão – limão – verão
b) botão – caixão – quinhão
c) coração – capelão – paredão
d) anão – cristão – melão
4) (UFSE) Todos os_____ que foram chamados ao Ministério estavam _____ressabiados com os ______que por ali corriam:
a) vice-reitores, meios, abaixas-assinados
b) vices-reitores, meio, abaixo-assinados
c) vices-reitores, meios, abaixo-assinados
d) vice-reitores, meio, abaixo-assinados
e) vice-reitores, meio, abaixas-assinados.
5) (UM-SP) Indique o período que não contém um substantivo no grau diminutivo.
a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d) De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.
6) (UFSM-RS) Identifique a alternativa em que os vocábulos formam plural respectivamente como pão-de-ló, guarda-civil e alto-falante:
a) pé-de-moleque, boa-vida, abaixo-assinado
b) bem-te-vi, guarda-pó, alto-relevo
c) louva-a-deus, guarda-roupa, obra-prima
d) café-com-leite, guarda-noturno, baixo-relevo
e) vassoura-de-bruxa, beija-flor, primeiro-ministro
7) (Univ. Fed. Viçosa) O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto:
a- Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. ( )
b – Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.( )
c - As aulas serão dadas às segundas-feiras. ( )
d - Há muitos beijas-flores no seu quintal. ( )
e – A moda está voltando às saias-balão. ( )
8) De acordo com o código em referência, explicite seus conhecimentos relacionando as colunas:
(SA) substantivo abstrato
(SE) substantivo epiceno
(SS) substantivo sobrecomum
(SCG) substantivo comum de dois gêneros
( ) jacaré macho/jacaré fêmea – cobra macho/cobra fêmea
( ) amor, felicidade, gratidão
( ) o líder/a líder – o indígena/a indígena
( ) a vítima – o cônjuge – a testemunha
9) Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:
a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;
b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;
c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;
d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;
e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhos-de-gatos.
10) Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?
a) hóstia;
b) Anátema;
c) Ráfia;
d) Antífona;
e) Estenia.
11) (PUC-SP) Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:
casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior
b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores
12) (Unimep-SP) O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos
b) fogãosinhos e cidadãos
c) fogõezinhos e cidadãos
d) fogõezinhos e cidadões
e) fogõesinhos e cidadões
13) .(CFG/IME-RJ) Indique a opção que apresenta erro na forma do plural.
a) sol - sóis; fusível - fusíveis; anão - anões
b) peão - peões; guardião - guardiãos; caráter - caracteres
c) órgão - órgãos; corrimão - corrimãos; mel - méis
d) sótão - sótãos; álcool - álcoois; cônsul - cônsules
e) faisão - faisães; anil - anis; capitão - capitães
14) (FSA-SP) Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.
a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imenso e suntuoso.
c) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos
d) Moravam num casebre, à beira do rio. d)A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.
15) (Vunesp-SP) Identifique a alternativa na qual os dois substantivos estão corretamente flexionados no plural:
a) o cidadão - os cidadãos
o cartão-postal - os cartões-postal
b) o tico-tico - os tico-tico
o melão - os melãos
c) o cônsul - os cônsuis
o navio-escola - os navios-escola
d) o acórdão - os acórdões
o decreto-lei - os decretos-lei
e) o alto-relevo - os altos-relevos
o capelão - os capelães
16) Em:
1) Na segunda situação, o deputado Lula, vitima de uma apendicite, foi levado de Brasília para o hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
2)Isso porque era o Lula deputado.
3) Se fosse o Lula operário tinha morrido antes de ser operado.
4) Tinha morrido como milhares de mães vêem seus filhos morrerem no colo à procura de uma maldita assistência médica que nunca vem para o pobre.
Os termos sublinhados ora designam seres ora qualificam ou caracterizam os seres. Os termos que qualificam os seres são os dos trechos:
a) um e dois.
b) um e quatro.
c) dois e três apenas.
d) dois, três e quatro.
e) três e quatro apenas.
17) "Substantivo é o nome com que designamos seres em geral - pessoas, animais e coisas."
(BECHAPA, Evanildo, Moderna gramática portuguesa. 31. ed. São Paulo: Nacional, 1987, p.73)
I - Acabamos perdendo o nosso vôo por causa do trânsito ruim.
II - Ela me olhou com um olhar estranho.
III - 0 "a" pode ter o valor de artigo definido feminino em português.
IV - Olhava tristemente a transparência das águas da represa.
V - Comprei um par de sapatos gelo para combinar com meu novo vestido.
Tomando como referência, única e exclusivamente, o trecho transcrito acima, pode-se afirmar que é substantivo, a palavra destacada
a) em todas as sentenças.
b) nas sentenças I, II, IV e V.
c) nas sentenças I e III.
d) na sentença III.
e) na sentença V.
18) As palavras destacadas não nomeiam seres em:
a) "O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá-lo."
b) "Nunca, em minha velhice, o amargo da vida me abateu."
c) "A população não regateou demonstrações à real família; houve fulminações, salves,Te-De um, cortejo e aclamações."
d) "Mesmo preso, vivia de tal maneira maltrapilha, que todos os repudiavam."
e) "0 Doutor Vilaça, glosador insigne, acrescentou que os bons, por prêmio, terão o céu."
19) Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:
a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.
20) Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:
a) pianista – estudante – criança;
b) dentista – borboleta – comentarista;
c) crocodilo – sabiá – testemunha;
d) vítima – cadáver – testemunha;
e) criança – desportista – cônjuge.
21) Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :
a) cal, dó, sentinela;
b) contralto, eczema, aluvião;
c) hosana, apêndice, apendicite;
d) telefonema, eclipse, afã;
e) trama, elipse, omoplata.
19) Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:
a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.
20) Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:
a) pianista – estudante – criança;
b) dentista – borboleta – comentarista;
c) crocodilo – sabiá – testemunha;
d) vítima – cadáver – testemunha;
e) criança – desportista – cônjuge.
21) Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :
a) cal, dó, sentinela;
b) contralto, eczema, aluvião;
c) hosana, apêndice, apendicite;
d) telefonema, eclipse, afã;
e) trama, elipse, omoplata.
22) Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:
a) monja – duqueza – papisa – profetisa;
b) freira – duqueza – papiza – profetisa;
c) freira – duquesa – papisa – profetisa;
d) monja – duquesa – papiza – profetiza;
e) monja – duquesa – papisa – profetisa.
23) (UM-SP) Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa correta.
1) padre
2) seminário
3) Dias
4) Ano
( ) próprio
( ) coletivo
( ) derivado
( ) comum
a) 3, 4, 2, 1
b) 1,2, 4, 3
c) 1, 3, 4, 2
d) 3, 2, 1, 4
e) 2, 4, 3, 1
24) (UFF) Assinale a opção em que o termo em destaque não se vincula sintaticamente ao substantivo que o antecede:
a) "esclarecei seu intelecto COM O ESTUDO DE COISAS ÚTEIS" (par.1)
b) "Cessai aqueles todos discursos COM OS QUAIS atordoais sua razão" (par.2)
c) "a mulher DE HOJE EM DIA pode sair-se melhor do que aquela" (par.2)
d) "quando nada mais é que a escrava DOS VOSSOS CAPRICHOS" (par.2)
e) "trate-a como uma companheira DA SUA VIDA" (par.3)
25) (UFF) Na flexão dos diminutivos, o uso coloquial, com freqüência, se diferencia do uso prescrito pela gramática normativa.
Assinale o par de palavras em que os DOIS USOS ocorrem:
a) colherzinhas - florzinhas
b) mulherzinhas - coraçõezinhos
c) florezinhas - mulherezinhas
d) mulherzinhas - coraçãozinhos
e) colherezinhas - floreszinhas
26) (MACK) - Aponte a incorreta:
a) Grã-duquesas, altares-mores.
b) Vaivéns, os leva-e-traz.
c) Flores-de-lis, navios-escola.
d) Malmequeres, bem-te-vis.
e) Aves-marias, guarda-noturnos.
27) (UBERLÂNDIA) - Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual?
a) Escolas-modelo
b) Quebra-nozes
c) Chefes-de-seções
d) Guardas-noturnos
e) Redatores-chefes
28) (ITA) - Indique a frase correta:
a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes.
b) Os filhos de Clotilde são dois espalhas-brasas.
c) O ladrão forçou a porta com pés-de-cabra.
d) Godofredo almoçou duas couves-flor.
e) Alfredo e Radagásio são dois gentil-homens.
29) (Uelondrina 1999) - A palavra em destaque está INCORRETAMENTE flexionada na frase:
a) QUAISQUER que fossem as medidas, ele as impugnava.
b) Os BEIJA-FLORES aí estão, desfrutando a primavera.
c) Os móbiles estavam presos por CORDELZINHOS.
d) São BEIJOS-DE-FRADE - explicou-me, apontando as ervas.
e) Dois dos GUARDA-ROUPAS estavam infestados de cupins.
30) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
É nas ..... do Palácio que ocorrem, por motivos ....., as disputas do poder de influência sobre o Presidente.
a) antes-sala - quaisquer
b) ante-salas - qualquer
c) antes-salas - quaisquer
d) antes-salas - qualquer
e) ante-salas - quaisquer
Gabarito:
1) E 2) D 3) B 4) D 5) C 6) D 7) D 8) SE; SA; SCG; SS 9) A 10) B 11) E 12) C
13) B 14) D 15) E 16) C 17) E 18) D 19) D 20) D 21) D 22) E 23) A 24) A
25) B 26) E 27) C 28) C 29) C 30) E
Fontes: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/
http://prof-mc.blogspot.com.br/
25) B 26) E 27) C 28) C 29) C 30) E
Fontes: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/
http://prof-mc.blogspot.com.br/
Substantivo - definição, classificação e fexão
É tudo que nomeia os seres que podem ser representados por pessoas, lugares, instituições, grupos, entes de natureza espiritual ou mitológica. Assim, temos:
mulher
Maranhão
bode
pato
saci
alma
Nomeia, além destes já citados, ações, estados, qualidades, sensações e sentimentos, bem como:
felicidade
tristeza
alegria
raiva
satisfação
dor...
tristeza
alegria
raiva
satisfação
dor...
Quanto à classificação os substantivos podem ser:
Exemplo de classificação de substantivos
Como é que se deve classificar um substantivo? Veja alguns exemplos abaixo:
Classificação Quanto à formação
Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros.
Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em: Primitivo, derivado, simples e composto:
- Guarda-chuvas: substantivo comum concreto composto derivado masculino no plural.
- Mau-humor: substantivo comum abstrato composto derivado masculino no singular.
- Ana: substantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
- Bahia: substantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
- Novenas: substantivo coletivo abstrato simples derivado feminino no plural.
Classificação do substantivo quanto à formação
O substantivo classifica-se quanto à formação de que forma? É isso que veremos neste post.
Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros.
Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em: Primitivo, derivado, simples e composto:
- Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex.: flor, pedra, jardim, leite, goiaba, ferro, cobre, uva, maçã, metal...
- Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex.: pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em:
- Simples: tem apenas um radical. Ex.: água, couve, sol ...
- Composto: tem dois ou mais radicais. Ex.: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume, cachorro-quente, guarda-chuva...
Formas coletivas dos substantivos
é o substantivo comum que, mesmo estando no singular, designa um conjunto de seres da mesma espécie.
Exs: alho - (quando entrelaçados) réstia, enfiada, cambada
aluno - classe
boi - boiada, abesana, armento, cingel, jugada, jugo, junta, manada, rebanho, tropa
estrela - constelação
peixe - cardume
chave - (quando num cordel ou argola) molho (mó), penca
ator - elenco
avião - esquadrão, esquadra, esquadrilha
borboleta - boana, panapaná
bala - saraiva, saraivada
abelha - enxame, cortiço, colméia
lobo - alcatéia, caterva
Nota: o coletivo é um substantivo singular, mas com ideia de plural.
Flexão dos substantivos
é a propriedade que as palavras têm de indicar sexo real ou fictício dos seres. Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.
Temos por regra que todo substantivo masculino é caracterizado pela desinência “o” e o feminino pela desinência “a”. No entanto, nem todos os substantivos masculinos terminam em “o” (líder, telefone, computador). Então, podemos definir o substantivo como do gênero masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o pato, o homem, o computador, o líder, o telefone.
O gênero feminino irá seguir o mesmo raciocínio. São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a pata, a mulher, a pessoa, a criança.
Substantivos Biformes: ao indicar nomes de seres vivos, geralmente o gênero da palavra está relacionado ao sexo do ser, havendo, portanto, duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: Professor- professora, aluno -aluna, traidor - traidora.
Formação do feminino dos substantivos biformes
a) Regra geral: troca-se a terminação -o por -a.
exemplo:
garoto – garota
b) Substantivos terminados em -ês: adiciona-se -a ao masculino.
exemplo:
português – portuguesa
c) Substantivos terminados em -ão: fazem o feminino de três formas:
- troca-se -ão por -oa.
exemplo:
leão – leoa
- troca-se -ão por -ã.
exemplo:
campeão – campeã
-troca-se -ão por ona.
exemplo:
solteirão – solteirona
Exceções:
- barão – baronesa
- ladrão- ladra
- sultão – sultana
d) Substantivos terminados em -or:
- acrescenta-se -a ao masculino.
Por exemplo:
doutor – doutora
- troca-se -or por -triz:
imperador – imperatriz
e) Substantivos com feminino em -esa, -essa, -isa:
- cônsul – consulesa
- abade – abadessa
- poeta – poetisa
f) Substantivos que formam o feminino trocando o -e final por -a:
elefante – elefanta
g) Substantivos que têm radicais diferentes no masculino e no feminino:
- homem – mulher
- boi – vaca
h) Substantivos que formam o feminino de maneira especial, isto é, não seguem nenhuma das regras anteriores:
- czar – czarina
- réu – ré
Substantivos Uniformes: apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em:
Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos.
exemplo: o tatu macho e a tatu fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea.
Sobrecomuns: têm um só gênero e nomeiam pessoas.
exemplo: a criança, a testemunha, a vítima, o cônjuge, o gênio, o ídolo, o indivíduo.
Comuns de Dois Gêneros: indicam o sexo das pessoas por meio do artigo.
exemplo: o astronauta e a astronauta, o jovem e a jovem, o pianista e a pianista, o estudante e a estudante.
Saiba que:
- Substantivos de origem grega terminados em ema ou oma, são masculinos.
exemplo: o axioma, o fonema, o poema, o sistema, o sintoma, o teorema.
- Existem certos substantivos que, variando de gênero, variam em seu significado.
exemplo: o rádio (aparelho receptor) e a rádio (estação emissora)
o capital (dinheiro) e a capital (cidade)
Note que:
1. A palavra personagem é usada indistintamente nos dois gêneros.
a) Entre os escritores modernos nota-se acentuada preferência pelo masculino:
Por exemplo: O menino descobriu nas nuvens os personagens dos contos de carochinha.
b) Com referência a mulher, deve-se preferir o feminino:
O problema está nas mulheres de mais idade, que não aceitam a personagem.
a) Entre os escritores modernos nota-se acentuada preferência pelo masculino:
Por exemplo: O menino descobriu nas nuvens os personagens dos contos de carochinha.
b) Com referência a mulher, deve-se preferir o feminino:
O problema está nas mulheres de mais idade, que não aceitam a personagem.
Não cheguei assim, nem era minha intenção, a criar uma personagem.
2. Ordenança, praça (soldado) e sentinela (soldado, atalaia) são sentidos e usados na língua atual, como masculinos, por se referirem, ordinariamente, a homens.
2. Ordenança, praça (soldado) e sentinela (soldado, atalaia) são sentidos e usados na língua atual, como masculinos, por se referirem, ordinariamente, a homens.
3. Diz-se: o (ou a) manequim Marcela, o (ou a) modelo fotográfico Ana Belmonte.
Observe o gênero dos substantivos seguintes: | ||||
Masculinos | Femininos | |||
o tapa o eclipse o lança-perfume o dó (pena) o sanduíche o clarinete o champanha o sósia o maracajá | o clã o hosana o herpes o pijama o suéter o soprano o proclama o pernoite o púbis | a dinamite a áspide a derme a hélice a alcíone a filoxera a clâmide a omoplata a cataplasma | a pane a mascote a gênese a entorse a libido a cal a faringe a cólera (doença) a ubá (canoa) | |
São geralmente masculinos os substantivos de origem grega terminados em -ma: | ||||
o grama (peso) o quilograma o plasma o apostema o diagrama | o epigrama o telefonema o estratagema o dilema o teorema | o apotegma o trema o eczema o edema o magma | o anátema o estigma o axioma o tracoma o hematoma | |
Exceções: a cataplama, a celeuma, a fleuma, etc. |
|
Flexão de Número do Substantivo
Em português, há dois números gramaticais:
O singular, que indica um ser ou um grupo de seres;
O plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres.
A característica do plural é o s final. |
Plural dos Substantivos Simples
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai – pais
ímã – ímãs
hífen – hifens (sem acento, no plural).
ímã – ímãs
hífen – hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon – cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem – homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver – revólveres
raiz – raízes
raiz – raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o lpor is.
Por exemplo:
quintal - quintais
caracol – caracóis
hotel – hotéis
caracol – caracóis
hotel – hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil – canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil – mísseis.
Obs.: a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás – ases
retrós – retroses
retrós – retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis – os lápis
o ônibus – os ônibus.
o ônibus – os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação – ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão – cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão – grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex – os látex.
Flexão de numero do Artigo:
0-os / um-uns
SUBSTANTIVO – FLEXÃO DE GRAU
O substantivo apresenta as seguintes flexões de grau:
Grau
|
Exemplos
|
Normal
|
Casa, chinelo
|
Aumentativo
|
Casarão, chinelão
|
Diminutivo
|
Casinha, chinelinho
|
Na tirinha abaixo, os substantivos rei, imperador e czar estão em seu grau normal.
São dois os modos para a expressão de grau:
Analítico – O substantivo permanece em sua forma original e são acrescentados adjetivos que denotam o grau aumentativo ou diminutivo.
Exemplo: bicicleta grande, bicicleta pequena; sofá grande, sofá pequeno.
Sintético – Acrescentam-se sufixos ao substantivo em sua forma normal.
Exemplos: peixe – peixão – peixinho; boca – bocarra – boquinha.
Na tirinha abaixo,a palavra passarinho está sendo usada em seu grau diminutivo sintético.
Observe agora os vários exemplos do grau aumentativo sintético na tirinha abaixo:
Lista dos principais sufixos aumentativos e diminutivos
Sufixos aumentativos
|
Sufixos diminutivos
|
aça – barca – barcaça
|
acho – rio – riacho
|
aço – bala – balaço
|
ebre – casa – casebre
|
alha – muro – muralha
|
eca – sono – soneca
|
anzil – corpo – corpanzil
|
eco – jornal – jornaleco
|
ão – carro – carrão
|
ejo – vila – vilarejo
|
arão –casa – casarão
|
eta – sala – saleta
|
aréu – fogo – fogaréu
|
eto – folha – folheto
|
arra – boca – bocarra
|
inho – sapato – sapatinho
|
ita – cabra – cabrita
|
isco – chuva – chuvisco
|
ona – menina – meninona
|
ola – bandeira – bandeirola
|
orra – cabeça – cabeçorra
|
ote – caixa – caixote
|
zio – copo – copázio
|
ota – aldeia – aldeota
|
zão – pé – pezão
|
zinho – irmão – irmãozinho
|
zarrão – cão – canzarrão
|
zito – pé – pezito
|
1. O substantivo pode mudar de gênero ao mudar de grau.
Ex.: o muro – a muralha / a bala – o balaço / a casa – o casarão, etc.
2. O diminutivo pode indicar afetividade, carinho.
Ex.: mãezinha, paizinho, amorzinho, etc.
3. O diminutivo pode ainda ser usado de uma forma depreciativa.
Ex.: velhote, mulherzinha, livreco, etc.
Obrigado. Belo trabalho
ResponderExcluir:)
Abraços!
Não tem gabarito não ?
ResponderExcluirAdorei, pois estou revisando este conteúdo no ensino médio.
ResponderExcluirAdorei, pois estou revisando este conteúdo no ensino médio.
ResponderExcluirOla, pode enviar o gabarito para meu e-mail? jeferssonbarroso@hotmail.com
ResponderExcluirn
ExcluirMANO,CADE A ******* DO GABARITO???????
ResponderExcluirCOMO TU PÕE AS QUESTÕES E NÃO COLOCA AA RESPOSTAS? RESPONDI VARIAS ACHANDO QUE IRIA TER AS RESPOTAS E NO FIM, NÃO SEI SE ESTOU CERTO OU ERRADO...
Bom demais.
ResponderExcluirGente o gabarito está logo após a questão 30
ResponderExcluir