sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Questões de vestibulares sobre Substantivos

1) Marque a alternativa em que está correta a forma plural.

a) Júnior – Júniors
b) Mal – maus
c) Fuzil – fuzíveis
d) Pagões – cidadãos
e) Pagãos – cidadãos

2) Em que alternativa aparecem dos substantivos de gênero masculino?

a) carroça – faringe
b) omoplata – lança-perfume
c) sentinela – dó
d) champanha – telefonema
e) alface – dinamite

3) Fazem o plural da mesma maneira que perdão:

a) cidadão – limão – verão
b) botão – caixão – quinhão
c) coração – capelão – paredão
d) anão – cristão – melão

4) (UFSE) Todos os_____ que foram cha­mados ao Ministério estavam _____ressabiados com os ______que por ali corriam:

a) vice-reitores, meios, abaixas-as­sinados
b) vices-reitores, meio, abaixo-assi­nados
c) vices-reitores, meios, abaixo-as­sinados
d) vice-reitores, meio, abaixo-assi­nados
e) vice-reitores, meio, abaixas-assi­nados.

5) (UM-SP) Indique o período que não contém um substantivo no grau di­minutivo.

a) Todas as moléculas foram conser­vadas com as propriedades parti­culares, independentemente da atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de aten­ções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a peque­na observava curiosamente os ob­jetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d) De momento a momento, surgi­am curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, impro­visando cantigas alegres e suaves.

6) (UFSM-RS) Identifique a alternativa em que os vocábulos formam plural respectivamente como pão-de-ló, guarda-civil e alto-falante:

a) pé-de-moleque, boa-vida, abaixo­-assinado
b) bem-te-vi, guarda-pó, alto-relevo
c) louva-a-deus, guarda-roupa, obra­-prima
d) café-com-leite, guarda-noturno, baixo-relevo
e) vassoura-de-bruxa, beija-flor, pri­meiro-ministro

7) (Univ. Fed. Viçosa) O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto:

a- Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. (  )
b – Os vice-diretores reunir-se-ão na próxima semana.(  )
c - As aulas serão dadas às segundas-feiras. (  )
d - Há muitos beijas-flores no seu quintal. (  )
e – A moda está voltando às saias-balão. (  )

8) De acordo com o código em referência, explicite seus conhecimentos relacionando as colunas:

(SA)  substantivo abstrato
(SE)  substantivo epiceno
(SS) substantivo sobrecomum
(SCG) substantivo comum de dois gêneros

(  ) jacaré macho/jacaré fêmea – cobra macho/cobra fêmea
(  ) amor, felicidade, gratidão
(  ) o líder/a líder – o indígena/a indígena
(  ) a vítima – o cônjuge – a testemunha

9) Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:

a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;
b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;
c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;
d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;
e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhos-de-gatos.

10) Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?

a) hóstia;
b) Anátema;
c) Ráfia;
d) Antífona;
e) Estenia.

11) (PUC-SP) Indique a alternativa cor­reta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:
casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.

a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior
b) casas-grandes, flores-de-cuba, ar­cos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, ar­cos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, ar­cos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores

12) (Unimep-SP) O plural de fogãozinho e cidadão é:

a) fogãozinhos e cidadãos
b) fogãosinhos e cidadãos
c) fogõezinhos e cidadãos
d) fogõezinhos e cidadões
e) fogõesinhos e cidadões

13) .(CFG/IME-RJ) Indique a opção que apresenta erro na forma do plural.

a) sol - sóis; fusível - fusíveis; anão - anões
b) peão - peões; guardião - guardi­ãos; caráter - caracteres
c) órgão - órgãos; corrimão - corri­mãos; mel - méis
d) sótão - sótãos; álcool - álcoois; cônsul - cônsules
e) faisão - faisães; anil - anis; capitão - capitães

14)  (FSA-SP) Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.

a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imen­so e suntuoso.
c) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos
d) Moravam num casebre, à beira do rio. d)A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos.

15) (Vunesp-SP) Identifique a alterna­tiva na qual os dois substantivos es­tão corretamente flexionados no plural:

a) o cidadão - os cidadãos
o cartão-postal - os cartões-postal
b) o tico-tico - os tico-tico
o melão - os melãos
c) o cônsul - os cônsuis
o navio-escola - os navios-escola
d) o acórdão - os acórdões
o decreto-lei - os decretos-lei
e) o alto-relevo - os altos-relevos
o capelão - os capelães

16)  Em:          
1) Na segunda situação, o deputado Lula, vitima de uma apendicite, foi levado de Brasília para o hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
2)Isso porque era o Lula deputado.
3) Se fosse o Lula operário tinha morrido antes de ser operado.
4) Tinha morrido como milhares de mães vêem seus filhos morrerem no colo à procura de uma maldita assistência médica que nunca vem para o pobre.
Os termos sublinhados ora designam seres ora qualificam ou caracterizam os seres. Os termos que qualificam os seres são os dos trechos:
a) um e dois.  
b) um e quatro.          
c) dois e três apenas.
d) dois, três e quatro.
e) três e quatro apenas.

17 "Substantivo é o nome com que designamos seres em geral - pessoas, animais e coisas."
(BECHAPA, Evanildo, Moderna gramática portuguesa. 31. ed. São Paulo: Nacional, 1987, p.73)
I - Acabamos perdendo o nosso vôo por causa do trânsito ruim.    
II - Ela me olhou com um olhar estranho.
III - 0 "a" pode ter o valor de artigo definido feminino em português.
IV - Olhava tristemente a transparência das águas da represa.
V - Comprei um par de sapatos gelo para combinar com meu novo vestido.        
Tomando como referência, única e exclusivamente, o trecho transcrito acima, pode-se afirmar que é substantivo, a palavra destacada
a) em todas as sentenças.
b) nas sentenças I, II, IV e V.
c) nas sentenças I e III.
d) na sentença III.
e) na sentença V.

18)  As palavras destacadas não nomeiam seres em:
a) "O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá-lo."
b) "Nunca, em minha velhice, o amargo da vida me abateu."
c) "A população não regateou demonstrações à real família; houve fulminações, salves,Te-De um, cortejo e aclamações."
d) "Mesmo preso, vivia de tal maneira maltrapilha, que todos os repudiavam."
e) "0 Doutor Vilaça, glosador insigne, acrescentou que os bons, por prêmio, terão o céu."

19) Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.

20)  Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:

a) pianista – estudante – criança;
b) dentista – borboleta – comentarista;
c) crocodilo – sabiá – testemunha;
d) vítima – cadáver – testemunha;
e) criança – desportista – cônjuge.

21)  Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :

a) cal, dó, sentinela;
b) contralto, eczema, aluvião;
c) hosana, apêndice, apendicite;
d) telefonema, eclipse, afã;
e) trama, elipse, omoplata.

22) Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:

a) monja – duqueza – papisa – profetisa;
b) freira – duqueza – papiza – profetisa;
c) freira – duquesa – papisa – profetisa;
d) monja – duquesa – papiza – profetiza;
e) monja – duquesa – papisa – profetisa.

23)  (UM-SP) Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa correta.

1) padre

2) seminário

3) Dias

4) Ano

( ) próprio

( ) coletivo

( ) derivado

( ) comum

a) 3, 4, 2, 1

b) 1,2, 4, 3

c) 1, 3, 4, 2

d) 3, 2, 1, 4

e) 2, 4, 3, 1

24) (UFF) Assinale a opção em que o termo em destaque não se vincula sintaticamente ao substantivo que o antecede:

a) "esclarecei seu intelecto COM O ESTUDO DE COISAS ÚTEIS" (par.1)
b) "Cessai aqueles todos discursos COM OS QUAIS atordoais sua razão" (par.2)
c) "a mulher DE HOJE EM DIA pode sair-se melhor do que aquela" (par.2)
d) "quando nada mais é que a escrava DOS VOSSOS CAPRICHOS" (par.2)
e) "trate-a como uma companheira DA SUA VIDA" (par.3)

25) (UFF) Na flexão dos diminutivos, o uso coloquial, com freqüência, se diferencia do uso prescrito pela gramática normativa.
Assinale o par de palavras em que os DOIS USOS ocorrem:

a) colherzinhas - florzinhas
b) mulherzinhas - coraçõezinhos
c) florezinhas - mulherezinhas
d) mulherzinhas - coraçãozinhos
e) colherezinhas - floreszinhas

26) (MACK) - Aponte a incorreta:  

a) Grã-duquesas, altares-mores. 
b) Vaivéns, os leva-e-traz.
c) Flores-de-lis, navios-escola.
d) Malmequeres, bem-te-vis.
e) Aves-marias, guarda-noturnos.

27) (UBERLÂNDIA) - Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual?

a) Escolas-modelo 
b) Quebra-nozes 
c) Chefes-de-seções
d) Guardas-noturnos
e) Redatores-chefes

28) (ITA) - Indique a frase correta:

a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes.
b) Os filhos de Clotilde são dois espalhas-brasas.
c) O ladrão forçou a porta com pés-de-cabra.
d) Godofredo almoçou duas couves-flor.
e) Alfredo e Radagásio são dois gentil-homens.

29) (Uelondrina 1999) - A palavra em destaque está INCORRETAMENTE flexionada na frase: 

a) QUAISQUER que fossem as medidas, ele as impugnava. 
b) Os BEIJA-FLORES aí estão, desfrutando a primavera. 
c) Os móbiles estavam presos por CORDELZINHOS. 
d) São BEIJOS-DE-FRADE - explicou-me, apontando as ervas. 
e) Dois dos GUARDA-ROUPAS estavam infestados de cupins.

30) (Uelondrina 1995) - Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

É nas ..... do Palácio que ocorrem, por motivos ....., as disputas do poder de influência sobre o Presidente. 

a) antes-sala - quaisquer 
b) ante-salas - qualquer 
c) antes-salas - quaisquer 
d) antes-salas - qualquer 
e) ante-salas - quaisquer

Gabarito:

1) E    2) D   3) B   4) D    5) C    6) D    7) D    8) SE; SA; SCG; SS   9) A   10) B   11) E   12) C
13) B    14) D    15) E    16) C   17) E    18) D    19) D    20) D    21) D    22) E    23) A    24) A  
25) B    26) E    27) C   28) C   29) C    30) E

Fontes: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/
           http://prof-mc.blogspot.com.br/

Substantivo - definição, classificação e fexão

É tudo que nomeia os seres que podem ser representados por pessoas, lugares, instituições, grupos, entes de natureza espiritual ou mitológica. Assim, temos:
mulher
Maranhão
bode
pato
saci 
alma


Nomeia, além destes já citados, ações, estados, qualidades, sensações e sentimentos, bem como:
felicidade
tristeza
alegria
raiva
satisfação
dor...

Quanto à classificação os substantivos podem ser:

Exemplo de classificação de substantivos

Como é que se deve classificar um substantivo? Veja alguns exemplos abaixo:
  • Guarda-chuvassubstantivo comum concreto composto derivado masculino no plural.
  • Mau-humorsubstantivo comum abstrato composto derivado masculino no singular.
  • Anasubstantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
  • Bahiasubstantivo próprio concreto simples primitivo feminino no singular.
  • Novenassubstantivo coletivo abstrato simples derivado feminino no plural.

Classificação do substantivo quanto à formação

O substantivo classifica-se quanto à formação de que forma? É isso que veremos neste post.

Classificação Quanto à formação

Dá-se o nome de substantivo a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros.
Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em: Primitivo, derivado, simples e composto:
  • Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex.: flor, pedra, jardim, leite, goiaba, ferro, cobre, uva, maçã, metal... 
  • Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex.: pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em: 
  • Simples: tem apenas um radical. Ex.: água, couve, sol ... 
  • Composto: tem dois ou mais radicais. Ex.: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume, cachorro-quente, guarda-chuva...


Formas coletivas dos substantivos

é o substantivo comum que, mesmo estando no singular, designa um conjunto de seres da mesma espécie.

Exs: alho - (quando entrelaçados) réstia, enfiada, cambada 
        aluno - classe 
        boi - boiada, abesana, armento, cingel, jugada, jugo, junta, manada, rebanho, tropa 
        estrela - constelação
        peixe - cardume
        chave - (quando num cordel ou argola) molho (mó), penca 

        ator - elenco
        avião - esquadrão, esquadra, esquadrilha
        borboleta - boana, panapaná
        bala - saraiva, saraivada
        abelha - enxame, cortiço, colméia
        lobo - alcatéia, caterva 

Nota: o coletivo é um substantivo singular, mas com ideia de plural.

Flexão dos substantivos

 é  a propriedade que as palavras têm de indicar sexo real ou fictício dos seres. Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.

Temos por regra que todo substantivo masculino é caracterizado pela desinência “o” e o feminino pela desinência “a”. No entanto, nem todos os substantivos masculinos terminam em “o” (líder, telefone, computador). Então, podemos definir o substantivo como do gênero masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o pato, o homem, o computador, o líder, o telefone.
O gênero feminino irá seguir o mesmo raciocínio. São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a pata, a mulher, a pessoa, a criança.

Substantivos Biformes:  ao indicar nomes de seres vivos, geralmente o gênero da palavra está relacionado ao sexo do ser, havendo, portanto, duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: Professor- professora, aluno -aluna, traidor - traidora.

Formação do feminino dos substantivos biformes

a) Regra geral: troca-se a terminação -o por -a.
exemplo:
garoto – garota            

b) Substantivos terminados em -ês: adiciona-se -a ao masculino.
exemplo:
português – portuguesa

c) Substantivos terminados em -ão: fazem o feminino de três formas:
- troca-se -ão por -oa.
exemplo:
leão – leoa
- troca-se -ão por -ã.
exemplo:
campeão – campeã
-troca-se -ão por ona.
exemplo:
solteirão – solteirona
Exceções:
  • barão – baronesa
  • ladrão- ladra
  • sultão – sultana
d) Substantivos terminados em -or:
- acrescenta-se -a ao masculino.
Por exemplo:
doutor – doutora
- troca-se -or por -triz:
imperador – imperatriz

e) Substantivos com feminino em -esa, -essa, -isa:
  • cônsul – consulesa
  • abade – abadessa
  • poeta – poetisa
f) Substantivos que formam o feminino trocando o -e final por -a:
elefante – elefanta

g) Substantivos que têm radicais diferentes no masculino e no feminino:
  • homem – mulher
  • boi – vaca
h) Substantivos que formam o feminino de maneira especial, isto é, não seguem nenhuma das regras anteriores:
  • czar – czarina
  • réu – ré

 Substantivos Uniformes: apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em:

Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos.
 exemplo: o tatu macho e a tatu fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea.

Sobrecomuns: têm um só gênero e nomeiam pessoas.
exemplo: a criança, a testemunha, a vítima, o cônjuge, o gênio, o ídolo, o indivíduo.

Comuns de Dois Gêneros: indicam o sexo das pessoas por meio do artigo.
exemplo: o astronauta e a astronauta, o jovem e a jovem, o pianista e a pianista, o estudante e a estudante.


Saiba que:
- Substantivos de origem grega terminados em ema ou oma, são masculinos.
exemplo: o axioma, o fonema, o poema, o sistema, o sintoma, o teorema.

- Existem certos substantivos que, variando de gênero, variam em seu significado.
exemplo: o rádio (aparelho receptor) e a rádio (estação emissora)
                o capital (dinheiro) e a capital (cidade)    

  Note que:
1. A palavra personagem é usada indistintamente nos dois gêneros.

a) Entre os escritores modernos nota-se acentuada preferência pelo masculino:

Por exemplo: O menino descobriu nas nuvens os personagens dos contos de carochinha.

b) Com referência a mulher, deve-se preferir o feminino:
O problema está nas mulheres de mais idade, que não aceitam a personagem.
Não cheguei assim, nem era minha intenção, a criar uma personagem.

2. Ordenança, praça (soldado) e sentinela (soldado, atalaia) são sentidos e usados na língua atual, como masculinos, por se referirem, ordinariamente, a homens.
3. Diz-se: o (ou a) manequim Marcela, o (ou a) modelo fotográfico Ana Belmonte.
Observe o gênero dos substantivos seguintes:
MasculinosFemininos
o tapa
o eclipse
o lança-perfume
o dó (pena)
o sanduíche
o clarinete
o champanha
o sósia
o maracajá
o clã
o hosana
o herpes
o pijama
o suéter
o soprano
o proclama
o pernoite
o púbis
a dinamite
a áspide
a derme
a hélice
a alcíone
a filoxera
a clâmide
a omoplata
a cataplasma
a pane
a mascote
a gênese
a entorse
a libido
a cal
a faringe
a cólera (doença)
a ubá (canoa)
São geralmente masculinos os substantivos
de origem grega terminados  em -ma:
o grama (peso)
o quilograma
o plasma
o apostema
o diagrama
o epigrama
o telefonema
o estratagema
o dilema
o teorema
o apotegma
o trema
o eczema
o edema
o magma
o anátema
o estigma
o axioma
o tracoma
o hematoma
Exceções: a cataplama, a celeuma, a fleuma, etc.

     
Gênero e Significação:

Muitos substantivos têm uma significação no masculino e outra no feminino. Observe:

o baliza (soldado que, que à frente da tropa, indica os movimentos que se deve realizar em conjuntp; o que vai à frente de um bloco carnavalesco, manejando um bastão)

a baliza (marco, estaca; sinal que marca um limite ou proibição de trânsito)
o cabeça (chefe)a cabeça (parte do corpo)
o cisma (separação religiosa, dissidência)a cisma (ato de cismar, desconfiança)
o cinza (a cor cinzenta)a cinza (resíduos de combustão)
o capital (dinheiro)a capital (cidade)
o coma (perda dos sentidos)a coma (cabeleira)
o coral (pópilo, a cor vermelha, canto em coro)a coral (cobra venenosa)
o crisma (óleo sagrado, usado na administração da crisma e de outros sacramentos)a crisma (sacramento da confirmação)
o cura (pároco)a cura (ato de curar)
o estepe (pneu sobressalente)a estepe (vasta planície de vegetação)
o guia (pessoa que guia outras)a guia (documento, pena grande das asas das aves)
o grama (unidade de peso)a grama (relva)
o caixa (funcionário da caixa)a caixa (recipiente, setor de pagamentos)
o lente (professor)a lente (vidro de aumento)
o moral (ânimo)a moral (honestidade, bons costumes, ética)
   


Flexão de Número do Substantivo
Em português, há dois números gramaticais:
singular, que indica um ser ou um grupo de seres;
plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres.
A característica do plural é o s final.
Plural dos Substantivos Simples

a) Os substantivos terminados em vogalditongo oral n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo:
pai – pais
ímã – ímãs
hífen – hifens (sem acento, no plural).
Exceção: cânon – cânones.
b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns.
Por exemplo:
homem – homens.
c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es.
Por exemplo:
revólver – revólveres
raiz – raízes
Atenção: O plural de caráter é caracteres.
d) Os substantivos terminados em alel, olul flexionam-se no plural, trocando o lpor is.
Por exemplo:
quintal -  quintais
caracol – caracóis
hotel – hotéis
Exceções: mal e males, cônsul e cônsules.
e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- Quando oxítonos, em is.
Por exemplo:
canil – canis
- Quando paroxítonos, em eis.
Por exemplo:
míssil – mísseis.
Obs.:  a palavra réptil pode formar seu plural de duas maneiras:
répteis ou reptis (pouco usada).
f) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- Quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo:
ás – ases
retrós – retroses
- Quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo:
o lápis – os lápis
o ônibus – os ônibus.
g) Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras.
- substituindo o -ão por -ões:
Por exemplo:
ação – ações
- substituindo o -ão por -ães:
Por exemplo:
cão – cães
- substituindo o -ão por -ãos:
Por exemplo:
grão – grãos
h) Os substantivos terminados em x ficam invariáveis.
Por exemplo:
o látex – os látex.
Flexão de numero do Artigo:
0-os / um-uns

SUBSTANTIVO – FLEXÃO DE GRAU

O substantivo apresenta as seguintes flexões de grau:

Grau
Exemplos
Normal
Casa, chinelo
Aumentativo
Casarão, chinelão
Diminutivo
Casinha, chinelinho

Na tirinha abaixo, os substantivos rei, imperador e czar estão em seu grau normal.

São dois os modos para a expressão de grau:

Analítico – O substantivo permanece em sua forma original e são acrescentados adjetivos que denotam o grau aumentativo ou diminutivo.

Exemplo: bicicleta grande, bicicleta pequena; sofá grande, sofá pequeno.

Sintético – Acrescentam-se sufixos ao substantivo em sua forma normal.

Exemplos: peixe – peixão – peixinho; boca – bocarra – boquinha.

Na tirinha abaixo,a palavra passarinho está sendo usada em seu grau diminutivo sintético.


Observe agora os vários exemplos do grau aumentativo sintético na tirinha abaixo:



Lista dos principais sufixos aumentativos e diminutivos

Sufixos aumentativos
Sufixos diminutivos
aça – barca – barcaça
acho – rio – riacho
aço – bala – balaço
ebre – casa – casebre
alha – muro – muralha
eca – sono – soneca
anzil – corpo – corpanzil
eco – jornal – jornaleco
ão – carro – carrão
ejo – vila – vilarejo
arão –casa – casarão
eta – sala – saleta
aréu – fogo – fogaréu
eto – folha – folheto
arra – boca – bocarra
inho – sapato – sapatinho
ita – cabra – cabrita
isco – chuva – chuvisco
ona – menina – meninona
ola – bandeira – bandeirola
orra – cabeça – cabeçorra
ote – caixa – caixote
zio – copo – copázio
ota – aldeia – aldeota
zão – pé – pezão
zinho – irmão – irmãozinho
zarrão – cão – canzarrão
zito – pé – pezito

Observações:
 
1. O substantivo pode mudar de gênero ao mudar de grau.

Ex.: o muro – a muralha / a bala – o balaço / a casa – o casarão, etc.

2. O diminutivo pode indicar afetividade, carinho.

Ex.: mãezinha, paizinho, amorzinho, etc.

3. O diminutivo pode ainda ser usado de uma forma depreciativa.

Ex.: velhote, mulherzinha, livreco, etc.

9 comentários:

  1. Obrigado. Belo trabalho
    :)
    Abraços!

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  2. Adorei, pois estou revisando este conteúdo no ensino médio.

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  3. Adorei, pois estou revisando este conteúdo no ensino médio.

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  4. Ola, pode enviar o gabarito para meu e-mail? jeferssonbarroso@hotmail.com

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  5. MANO,CADE A ******* DO GABARITO???????
    COMO TU PÕE AS QUESTÕES E NÃO COLOCA AA RESPOSTAS? RESPONDI VARIAS ACHANDO QUE IRIA TER AS RESPOTAS E NO FIM, NÃO SEI SE ESTOU CERTO OU ERRADO...

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  6. Gente o gabarito está logo após a questão 30

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