Concordância verbal - regras e questões
1. Sujeito Composto
1.1 Sujeito Anteposto
1.1.1 Regra Geral:
Com elementos coordenados, todos de 3ª pessoa = verbo plural.
Exemplo:
Telefone, passagem e luz | custarão | mais caro. |
Elementos coordenados de 3ª pessoa | Verbo no plural | |
1.1.2 Formado de palavras sinônimas
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Descaso e desprezo | marcou / marcaram | sua administração. |
Palavras sinônimas | Verbo no singular ou plural | |
1.1.3 Formado de palavras em gradação ou enumeração
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Um mês, um ano, uma década | de ditadura não | calou / calaram | o povo. |
Palavras em gradação ou enumeração | Verbo concordando com o núcleo mais próximo ou no plural | ||
1.1.4 Formado por pessoas gramaticais diferentes.
- { eu + tu + ele } verbo na 1ª p. p.
- { eu + tu } verbo na 1ª p. p.
- { eu + ele } verbo na 1ª p. p.
- { tu + ele } verbo na 2ª ou 3ª p. p.
Eu, tu e ele | voltaremos logo | Tu e ele | voltareis/voltarão logo |
Sujeito composto de pessoas diferentes, com a presença da 1ª p. | verbo na 1ª p.p. | Sujeito composto de pessoas diferentes sem a presença da 1ª p. | verbo na 2ª ou 3ª p.p. |
1.1.5 Seguido de "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um"
Aposto Resumidor = verbo no singular.
Exemplo:
Desvios, fraudes, roubos, tudo | acontecia | naquele país. |
Núcleo resumido por "tudo" | verbo no singular. | |
1.2 Sujeito proposto
1.2.1 Regra geral
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Apertaram-lhe | a garganta | a apreensão e o pânico. |
Verbo no plural | Sujeito composto proposto | |
Apertou-lhe | a garganta | a apreensão e o pânico. |
Verbo no singular concordando com o núcleo mais próximo | Sujeito composto proposto | |
1.2.2 Quando a ação for reflexiva = verbo no plural.
Exemplo:
Deram-se | as mãos | virtude e formosura. (Bocage) |
Verbo no plural ação reflexiva | Sujeito composto proposto | |
2. Sujeitos Ligados por
2.1 "Com"
a) Com (= e), atribuindo-se a ação verbal a todos os seus elementos = verbo plural;
Exemplo:
O diretor com os coordenadores do curso elaboraram as ementas.
b) Com (= em companhia de), realçando-se, mediante o verbo, a ação do antecedente = verbo concorda com o antecedente;
O segmento introduzido por "com" fica, em geral, entre vírgulas.
Exemplo:
O diretor, com todos os professores, resolveu alterar as ementas.
2.2 "Nem" = verbo no plural (concordância usual)
Exemplo:
Nem Ana nem Paula são bem-vindas.
2.3 "Ou"
a) quando a ação verbal se referir a todos os elementos do sujeto = verbo no plural.
Exemplo:
Laranja ou mamão fazem bem à saúde.
b) numa retificação = verbo concorda com o último elemento.
Exemplo:
O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio.
c) quando a ação verbal se aplicar a um dos elementos, com exclusão dos demais = verbo no singular.
Exemplo:
João ou Antônio chegará em primeiro lugar.
d) quando os elementos forem sinônimos = verbo no singular.
Exemplo:
A Lingüística ou a Glotologia é uma ciência recente.
2.4 "Não só ..... mas também"; "Tanto ...... quanto"; "Não só ..... como"
= verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Tanto João como Antônio participarm / participou do evento.
2.5 "Como"; "assim como"; "bem como"
= verbo no plural; o segmento introduzido por "como" fica, em geral, entre vírgulas.
Exemplo:
A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele um profissional competente.
3. Sujeito representado por
3.1 "Um e Outro"
= verbo no singular ou plural; se houver reciprocidade, o verbo vai no plural.
Exemplos:
Um e outro já veio / vieram.
Um e outro deram-se as mãos. (reciprocidade)
3.2 "Um ou outro"
= verbo no singular.
Exemplo:
Um ou outro assumirá o cargo de gerente.
3.3 "Nem um, nem outro"
= verbo no singular.
Exemplo:
Nem um, nem outro respondeu à questão.
3.4 "Quem"
= verbo na 3ª pessoa do singular ou concordando com o antecedente.
Exemplo:
Fui | eu | quem | escreveu. |
antecedente | pronome | verbo na 3ª p.s. | |
Fui | eu | quem | escrevi. |
antecedente | pronome | verbo concordando com o antecedente | |
3.5 "Que"
= verbo concorda com o antecedente.
Exemplo:
Fui Foste Foi | eu tu ele | que que que | escrevi. escreveste escreveu |
antecedente | pronome | verbo concordando com o antecedente | |
3.6 Coletivo
= verbo no singular.
Exemplo:
A multidão invadiu o campo depois do jogo.
3.7 "Um dos que"
= verbo no plural (construção dominante) ou no singular.
Exemplo:
Ele foi um dos que mais trabalharam / trabalhou.
3.8 Artigo + Nome Próprio
a) Artigo singular = verbo singular.
b) Artigo plural = verbo plural.
Exemplos:
O Amazonas | é | um grande rio. |
artigo singular | verbo no singular | |
Os Andes | percorrem | a América do Sul. |
artigo plural | verbo no plural | |
Observação:
Se forem títulos de obras, pode ocorrer o singular ou plural.
Exemplo:
Os Sertões glorificou ou glorificaram a literatura brasileira.
3.9 "Alguns", "quantos", "muitos", "quais" + "de nós", "de vós"
= verbo concorda com "nós" e "vós" ou vai para a 3ª p. p.
Exemplos:
Alguns de nós | lemos | o livro. |
verbo concordando com o pronome "nós" | ||
Alguns de nós | leram | o livro. |
verbo vai para a 3ª pessoa do plural. | ||
3.10 "Algum", "qual" + "de nós", "de vós"
= verbo concorda com "algum" e "qual".
Exemplo:
Algum de nós | leu | o livro. |
verbo concordando com "algum" | ||
3.11 "A maioria de", "a maior parte de", "grande número de" + "nome no plural"
= verbo no singular ou no plural.
Exemplo:
A maior parte | dos presentes | se retirou / se retiraram. |
nome no plural | verbo no singular ou no plural | |
3.12 "Mais de", "menos de", "cerca de", "obra de" + numeral
= verbo concordando com o numeral.
Exemplos:
Mais de um aluno se retirou.
Mais de dois alunos se retiraram.
3.13 "Mais de" repetido ou indicando reciprocidade
= verbo no plural.
Exemplos:
Mais de um aluno, mais de um professor estavam presentes.
Mais de um aluno se abraçaram.
4. Com verbos
4.1 verbo + se
4.1.1 Verbo intransitivo + se (= índice de indeterminação do sujeito)
= verbo no singular.
Exemplo:
? | Riu-se muito. | |
sujeito indeterminado | verbo intransitivo + se (índice de indeterminação do sujeito) | |
4.1.2 Verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito)
= verbo no singular.
Exemplo:
? | Precisa-se | de ferramentas. |
sujeito indeterminado | verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito) | objeto indireto |
4.1.3 Verbo transitivo direto +se (pronome apassivador)
= verbo concordando com o substantivo (=sujeito).
Observação:
A frase pode ser transformada na voz passiva analítica.
Exemplos:
Cometeram-se os mesmos erros.
(Os mesmos erros foram cometidos).
4.2 Verbos impessoais
4.2.1 Verbos que indicam fenômenos da natureza (= chover, nevar, ventar, amanhecer, etc.)
= verbo no singular.
Exemplo:
Choveu muito ontem.
4.2.2 Verbo haver (= existir)
= verbo no singular.
Exemplo:
Havia muitas cadeiras vazias na sala.
4.2.3 Verbos que fazem referência a tempo (haver, fazer, ir, estar, ser)
= verbo no singular.
Exemplos:
Há cinco meses que não aparece
Faz cinco meses que não aparece
É tarde.
Faz muito calor.
Fará invernos rigorosos.
Observação:
Nas locuções verbais, os verbos impessoais acima referidos transmitem sua impessoalidade ao verbo anterior, chamado de auxiliar.
Exemplos:
Vai fazer cinco anos que...
Pode haver outras alternativas.
4.3 Verbos "dar", "soar" e "bater" + horas
= verbo concorda com as horas (=sujeito).
Exemplos:
Deu | uma hora. |
verbo singular | sujeito singular |
Bateram | duas horas. | |
verbo plural | sujeito plural | |
Observação:
Numa locução verbal, o verbo auxiliar concorda com as horas.
Exemplo:
Iam dar | duas horas. |
locução verbal | sujeito plural |
4.4 Verbos "existir", "acontecer", "faltar", "sobrar", etc. (empregados normalmente com sujeito posposto)
= verbo concorda com o sujeito posposto.
Exemplo:
Existem Faltam Sobram | razões suficientes. razões. razões. |
verbo concorda com o sujeito | sujeito posposto |
Observação:
Numa locução verbal, com verbos dessa natureza, o verbo auxiliar concorda com o sujeito posposto.
Exemplos:
Devem existir razões.
Podem faltar razões.
Devem sobrar razões.
4.5 Verbo "parecer" + outro verbo
a) = "parecer" concorda com o substantivo + outro verbo no infinitivo.
Exemplo:
As estrelas parecem brilhar no céu.
b) = "parecer" na 3ª pessoa do singular + verbo concordando com o substantivo.
Exemplo:
As estrelas parece brilharem no céu.
4.6 Com o verbo "ser"
4.6.1 Sujeito (= "quem", "tudo", "isso", "isto", "aquilo") + verbo ser + substantivo predicativo plural
= verbo no singular ou plural.
Exemplo:
Tudo | são | sonhos | dormidos ou dormentes (Cecília Meireles) |
pronome | verbo plural concordando com o predicativo | predicativo plural | |
Tudo | é | flores no presente |
pronome | verbo singular concordando com o pronome | predicativo |
4.6.2 Sujeito (= pessoa)
= verbo concorda com o sujeito.
Exemplo:
Tito | era | as delícias | de Roma. (apud R. Lima) |
sujeito (pessoa) | verbo singular | predicativo | |
6.3 Sujeito ou predicativo (= pronome pessoal)
= verbo concorda com o pronome.
Exemplo:
Todo eu era olhos e coração. (Machado de Assis)
4.6.4 Sujeito e predicativo (= substantivos comuns)
= verbo concorda com o sujeito ou com o predicativo.
Exemplos:
O tema da aula de hoje foram as figuras femininas da Renascença. (Cyro dos Anjos)
O pessoal da rua Nove era uns privilegiados, como os negros das senzalas. (J. L. do Rego)
4.6.5 "É muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de", etc + preço, peso, quantidade
= verbo no singular
Exemplos:
Duas horas é muito.
Dois é bom, três é demais.
4.6.6 Na indicação de datas
= existem três possibilidades de construção:
Hoje são 14 de abril.
Hoje é dia 14 de abril.
Hoje é 14 de abril. (em que o verbo concorda com a idéia implícita de dia)
4.6.7 Na indicação de horas
= verbo concorda com o predicativo (= horas).
Exemplos:
Que horas são?
É uma hora.
São duas horas.
São três horas.
4.6.8 A locução "é que"
= invariável.
Exemplos:
Eu (é que) estudo.
Tu (é que) estudas.
Ele (é que) estuda.
4.7 Com o verbo no infinitivo
A sintetização relativa ao emprego do infinitivo tem dado margem a muitas controvérsias. De acordo com Lima (1972, p. 380):
"Até hoje não foi possível aos gramáticos formular um conjunto de regras fizxas, pelas quais se regesse o emprego de uma e outra forma [flexionada e não-flexionada]. A cada passo infringem os escritores alguns preceitos tidos por definitivos; e isso porque, ao lado das razões de ordem gramatical, e interferindo nelas, alçam-se ao primeiro plano certas condições reclamadas pela clareza, ênfase e harmonia de expressão(Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1972) | ||
É por essa razão que o autor fala de "alguns conselhos para o uso do infinitivo".
Seguindo a lição das Gramáticas, apresenta-se aqui um único caso obrigatório de emprego do infinitivo pessoal flexionado:
quando tem sujeito próprio, distinto do sujeito da oração principal. |
Exemplo:
Vi o melhor que pude, sem me faltarem amigos. (Machado de Assis)
De acordo com a advertência de Rocha Lima, essa regra não se aplica ao caso em que o sujeito do infinitivo é um pronome pessoal átono, em uma oração introduzida por um dos cinco verbos: "ver", "ouvir", "deixar", "fazer" e "mandar".
Exemplos:
Viu-os chegar.
(Ele viu que eles chegaram.)
Deixei-os sair.
(Eu deixei que eles saíssem.)
Fonte: www.pucrs.br/
Questões de vestibular sobre Concordância Verbal
1) (CESGRANRIO) – Há concordância inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas.
b) clima e terra desconhecidos.
c) terras e clima desconhecidas.
d) terras e clima desconhecido.
e) terras e clima desconhecidos.
2) (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo:
1. Fui eu que fiz o casamento.
2. Foi eu quem fez o casamento.
4. Fui eu que fez o casamento.
8. Foste tu que fizeste o casamento.
16. Foste tu quem fez o casamento.
32. Fostes vós que fez o casamento.
64. Fostes vós quem fez o casamento.
Soma ( )
3) (UFV-MG) – Em todos os itens o pronome SE é apassivador, EXCETO:
a) Sabe-se que ele é honesto.
b) Organizou-se, ontem, esta prova.
c) Não se deverá realizar mais a festa.
d) Nada mais se via.
e) Assistiu-se à cerimônia inteira.
4) (CESCEM – SP) – Já ... anos, ... neste local árvores e flores. Hoje, só ... ervas daninhas.
a) fazem/havia/existe
b) fazem/havia/existe
c) fazem/haviam/existem
d) faz/havia/existem
e) faz/havia/existe
5) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à concordância verbal recomendada pela norma culta é:
a) A lista brasileira de sítios arqueológicos, uma vez aceita pela Unesco, aumenta as chances de preservação e sustentação por meio do ecoturismo.
b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos últimos dias inscreveram-se para falar durante os trabalhos de ontem.
c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexão para outros Estados foram alojados em hotéis de Campinas.
d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender.
e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena “Reino das Sombras”, o ponto mais alto desse trabalho.
6) (ENG. MACK) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ________________ novamente seu armazém, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam:
a) proveu – indispusesse
b) proviu – indispuzesse
c) proveio – indispuzesse
d) proveio – indispusesse
e) n.d.a.
7) (BB) Concordância verbal incorreta:
a) V. Ex.ª é generoso.
b) Mais de um jornal comentou o jogo.
c) Elaborou-se ótimos planos.
d) Eu e minha família fomos ao mercado.
e) Os Estados Unidos situam-se na América do Norte.
8) (Fuvest - SP) Indique a alternativa correta:
a) Tratavam-se de questões fundamentais.
b) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c) Precisam-se de datilógrafas.
d) Reformam-se ternos.
e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.
9) (DETRAN/RN – 2010 – FGV) Na construção de uma das opções abaixo foi empregada uma forma verbal que segue o mesmo tipo de uso do verbo “haver” em “Há dessas reminiscências que não descansam...” (1º§). Assinale-a:
a) Todos eles hão de sentir o mesmo gosto pela política.
b) Naquela época choveram cartas de apoio à sua candidatura.
c) Faz muitos anos que tudo isso aconteceu.
d) Todos os alunos haviam estudado muito para aquela prova.
e) Os homens fizeram um abaixo-assinado para resolver o problema.
10) (CREMESP – 2011 - VUNESP) Leia as frases.
I. Não devem haver excessos no uso de agrotóxicos.
II. Consomem-se muitos alimentos com agrotóxicos.
III. A Anvisa está meia preocupada com o uso de agrotóxicos.
Está(ao) correta(s), quanto à concordância verbal e nominal, apenas a(s) frase(s)
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
11) (OAB-DF) Estão plenamente respeitadas as normas de concordância verbal na frase:
a) É muito difícil que se cumpra os propósitos que, invariavelmente, se formula a cada início de ano.
b) Enredam-se nas tramas das próprias memórias todo aquele que não busca abrir, para si mesmo, novos tempos e novas experiências.
c) A cada vez que dá impulso a uma nova cadeia de acontecimentos, os homens se tornam autores de seu próprio destino.
Resposta incorreta. A alternativa (e) é a correta.
d) Não deveriam caber às pessoas tomar suas próprias iniciativas, em vez de se submeterem à força do acaso?
e) Aos que não submete a força imperiosa das experiências passadas estende-se a possibilidade de abrir novos tempos.
12) (ICMS/SP) A concordância verbal está correta somente em:
a) A forma de morte em questão é a seguinte: inicialmente amarra-se as mãos de uma pessoa.
b) Não ocorre nexos lógicos entre "tom de documentário" e "convenção de novela", por se tratarem de assuntos diferentes.
c) ... foi o prefeito César Maia quem correu a pregar a solução.
d) E, no entanto, a lógica da economia de escala – parte da lógica da globalização – manda que se produza e oferte cada vez mais produtos.
e) A premissa é a de que de uma quantidade menor de línguas decorrerá menos maneiras diferentes de pensar, menos chances para desentendimentos e conflitos.
13) (UFMA) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:
“__________ anos que o homem se pergunta: se não ___________ medos, como ______________ esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam
b) Fazem – houvesse – existiriam
c) Faz – houvesse – existiria
d) Fazem – houvessem – existiriam
e) Faz – houvessem – existiria.
14) (FUVEST) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses.
a) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)
b) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se)
c) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter)
d) Quando ele _________________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor).
15) (FCC) Assinale a alternativa desse exercício que preenche, corretamente, as lacunas do texto.
A Polícia Civil apreendeu 415,4 quilos de crack __________ em uma casa na Avenida Salim Farah Maluf. No local, também __________ dois quilos de maconha. Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 __________ .
a) escondidos … havia … foram detidos
b) escondido … havia … foram detido
c) escondidos … haviam … foi detido
d) escondido … haviam … foram detidos
e) escondidos … havia … foram detido.
16) Indique a única frase em que a concordância verbal proposta é inadmissível:
a) na Páscoa, a tradição manda que se presenteiem os amigos com ovos.
b) nas eleições para prefeito, o candidato do PT ou do PSDB vencerá.
c) Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam fora do campo naquele momento.
d) Tu e minha irmã ficareis esperando do lado de fora.
e) No relógio da lapa, no Largo da Matriz, bateu cinco horas: era o sinal esperado.
17) Qual a alternativa em que a concordância está errada:
a) Precisa-se de empregados.
b) Precisam-se de empregados.
c) Vendem-se refrigerantes.
d) Consertam-se pianos de cauda.
e) Compram-se jornais velhos.
18) Observe a concordância nestas frases:
1. A sala está meio escura.
2. Eles estavam alerta.
3. Quando bate seis horas, eles vem acender as luzes.
a) Somente a frase 1 está correta.
b) Somente a frase 2 está correta.
c) As frases 1 e 2 estão corretas
d) As frases 2 e 3 estão corretas.
e) As frases 1, 2 e 3 estão corretas.
19) (VUNESP – 2011 – TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
a) Começaram as investigações pelas ações do jovem soldado.
b) Um jovem soldado e a WikiLeaks divulgou informações secretas.
c) Mais de um relatório diplomático vazaram na internet.
d) Repartições, investimentos, pessoas, nada impediram o jovem soldado.
e) Os telegramas relacionados com o Brasil foi, para o ministro Jobim, muito negativos.
20) (VUNESP – 2011 – TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta.
a) Haviam cooperativas de catadores na cidade de São Paulo.
b) O lixo de casas e condomínios vão para aterros.
c) O tratamento e a destinação corretos do lixo evitaria que 35% deles fosse despejado em aterros.
d) Fazem dois anos que a prefeitura adia a questão do lixo.
e) Somos nós quem paga a conta pelo descaso com a coleta de lixo.
Gabarito:
1) C 2) 89 3) E 4) D 5) A 6) A 7) C 8) D 9) B 10) B 11) E 12) C
13) A 14) a) reouver b) mantêm / mantiveram c) contivessem d) compuser 15) A
16) E 17) B 18) C 19) A 20) E
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