Princípio Fundamental da Contagem
Para entendermos o princípio fundamental da contagem vamos analisar a seguinte situação: João possui 4 camisas, 3 calças, 2 pares de meia e 2 pares de sapatos. De quantas maneiras diferentes ele pode se vestir?
Observe os esquemas a seguir:
Cada esquema representa todas as possíveis combinações envolvendo os objetos do vestuário de João. Uma maneira mais simplificada e eficaz de resolver tal situação consiste em determinar a multiplicação entre a quantidade de elementos de cada conjunto. Observe:
4 * 3 * 2 * 2 = 48 combinações.
De acordo com o princípio fundamental da contagem, se um evento é composto por duas ou mais etapas sucessivas e independentes, o número de combinações será determinado pelo produto entre as possibilidades de cada conjunto.
Observe outro exemplo:
Numa lanchonete há 8 tipos de sanduíche, 5 tipos de sucos e 6 tipos de sorvetes. Quantas são as possíveis combinações de um lanche nessa lanchonete?
Utilizando o princípio fundamental da contagem temos:
8 * 5 * 6 = 240 maneiras de realizar um lanche.
Fatorial
O fatorial de um número n (n pertence ao conjunto dos números naturais) é sempre o produto de todos os seus antecessores, incluindo si próprio e excluindo o zero. A representação é feita pelo número fatorial seguido do sinal de exclamação, n! . Exemplo:
1! = 1
2! = 2 * 1 = 2
3! = 3 * 2 *1 = 6
4! = 4 * 3 * 2 * 1 = 24
5! = 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 120
6! = 6 * 5 *4 * 3 * 2 * 1 = 720
7! = 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 5 040
8! = 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 40 320
9! = 9 * 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 362 880
10! = 10 * 9 * 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 3 628 800
Importante: n >= 0 (n maior ou igual a zero) , ou seja, não existe fatorial para números negativos.
* O fatorial de 0 ( 0! ) é 1, pois o produto de número nenhum é 1.
O numero fatorial pode ser modificado para outras formas:
n! = n . (n-1) . (n-2) . (n-3)!
Exemplo:
6! = 6 . (6-1) . (6-2) . (6-3)!
6! = 6 . 5 . 4 . 3!
6! = 120 . 3!
6! = 120 . 3 . (3-1) . (3-2)!
6! = 120 . 3 . 2 . 1!
6! = 120 . 6 = 720
Exemplo 2
Vamos calcular o valor de 12! / 8! . Nesse caso, se desenvolvermos os fatoriais dos números e depois efetuarmos a divisão, o método de resolução estará correto. Mas essa forma de resolução pode se tornar complexa para números elevados, por isso devemos desenvolver o fatorial do maior número até chegarmos ao fatorial do menor número, simplificando os fatoriais semelhantes. Observe:
Vamos calcular o valor de 12! / 8! . Nesse caso, se desenvolvermos os fatoriais dos números e depois efetuarmos a divisão, o método de resolução estará correto. Mas essa forma de resolução pode se tornar complexa para números elevados, por isso devemos desenvolver o fatorial do maior número até chegarmos ao fatorial do menor número, simplificando os fatoriais semelhantes. Observe:
Exemplo 3
Outra forma de resolução de fatoriais é quando ocorre a soma de fatoriais. Nesse caso podemos utilizar a fatoração por evidência. Observe:
Exemplo 4
Outras situações exigem técnicas de desenvolvimento dos fatoriais para que simplificações sejam efetuadas. Veja:
n² + 2n + 3n + 6
n² + 5n +6
Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/
http://matematicasemduvida.blogspot.com.br/
http://ensinodematemtica.blogspot.com.br/
http://matematicasemduvida.blogspot.com.br/
http://ensinodematemtica.blogspot.com.br/
Questões de vestibular sobre princípio fundamental da contagem e fatorial
1) (UNIFOR) - A soma de todos os números primos que são divisores de 30! é :
a) 140
b) 139
c) 132
d) 130
e) 129
Solução:
Seja S = 30!, então
S = 30.29.28...3.2.1
Sabemos que como S é obtido pelo produto dos números naturais de 1 a 30,
logo todos os números primos que aparecem nesse intervalo são divisores de S = 30!.
portanto a soma é igual a
2 + 3 + 5 + 7 + 11 + 13 + 17 + 19 + 23 + 29 = 129
opção "e"
2) Resolver a equação (n + 2)! + (n + 1)! = 15 . n!
Solução:
(n + 2)! + (n + 1)! = 15 . n!
(n + 2) . (n + 1) . n! + (n + 1) . n! = 15 . n!
Colocando (n + 1) . n! em evidência:
(n + 1) . n! [(n + 2) + 1] = 15 . n!
(n + 1) . n! . (n + 3) = 15 . n!
Dividindo os dois membros por n! (podemos, pois n! ≠ 0)
(n + 1) . (n + 3) = 15 ► n² + 4n - 12 = 0
Resolvendo a equação, encontramos n = - 6 ou n = 2.Como n = -6 não convém, pois devemos ter n € N, a resposta é apenas n = 2
Logo, S = {2}
3) (UFJF–MG) Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:
a) 288
b) 296
c) 864
d) 1728
e) 2130
b) 296
c) 864
d) 1728
e) 2130
Solução:
4 livros de Geometria = P4
2 livros de Álgebra = P2
3 livros de Análise = P3
2 livros de Álgebra = P2
3 livros de Análise = P3
P4 * P2 * P3 * P3 = 4! * 2! * 3!
4! = 4 * 3 * 2 * 1 = 24
2! = 2
3! = 3 * 2 * 1 = 6
2! = 2
3! = 3 * 2 * 1 = 6
P4 * P2 * P3 * P3 = 24 * 2 * 6 * 6
P4 * P2 * P3 * P3 = 1728 maneiras
P4 * P2 * P3 * P3 = 1728 maneiras
Resposta correta item d.
a) 24
b) 48
c) 96
d) 120
e) 720
Solução:
Os pais deverão ocupar os extremos:
P ____ ____ ____ ____ M ou M ____ ____ ____ ____ P
2 * P4 = 2 * 4! = 2 * 4 * 3 * 2 * 1 = 48 maneiras
Resposta correta item b.
5) (ITA–SP) Quantos números de seis algarismos distintos podemos formar usando os dígitos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, nos quais o 1 e o 2 nunca ocupam posições adjacentes (juntos), mas o 3 e o 4 sempre ocupam posições adjacentes?
P ____ ____ ____ ____ M ou M ____ ____ ____ ____ P
2 * P4 = 2 * 4! = 2 * 4 * 3 * 2 * 1 = 48 maneiras
Resposta correta item b.
5) (ITA–SP) Quantos números de seis algarismos distintos podemos formar usando os dígitos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, nos quais o 1 e o 2 nunca ocupam posições adjacentes (juntos), mas o 3 e o 4 sempre ocupam posições adjacentes?
a) 144
b) 180
c) 240
d) 288
e) 360
b) 180
c) 240
d) 288
e) 360
Solução:
3 e o 4 ocupando posições adjacentes
5! * 2! = 120 * 2 = 240 números
5! * 2! = 120 * 2 = 240 números
1 e o 2 juntos e o 3 e o 4 juntos
4! * 2! * 2! = 24 * 2 * 2 = 96 números
4! * 2! * 2! = 24 * 2 * 2 = 96 números
3 e o 4 juntos e o 1 e o 2 nunca juntos
240 – 96 = 144 números
240 – 96 = 144 números
Resposta correta item a.
6) Simplifique a expressão:
Solução:
7) Resolva as seguintes equações fatoriais:
Solução:
8) se (n + 1)! = 10 n!, então ( n - 1 )² vale :
a) 100
b) 81
c) 64
d) 36
e) 25
Solução :
(n+1)! = 10 n!
(n+1) . n! = 10 n! , dividimos tudo por n! , então
n + 1 = 10
n = 10 - 1
n = 9
portanto, (n - 1)² = (9 - 1)²
(n - 1)² = 8²
(n - 1)² = 64
opção "c"
10) (Unitau – SP – Adaptada) Sendo n ≠ 0, assinale a alternativa que possui o(s) valor(es) que satisfaz(em) a equação abaixo:
a. 7 b. 0 e 7 c. 0 e 10
d. 1 e. 0 e 2
Solução:
Note que no numerador temos dois termos, portando, dividiremos essa fração em duas para facilitar a simplificação dos fatoriais.
Devemos obter no numerador um número fatorial que simplifique com (n-1)!. Portanto:
Determinamos dois valores para a incógnita do fatorial, contudo a condição inicial do problema é: n ≠ 0. Portanto, a única solução que podemos utilizar é n=7.
11) (UFRN) Se (x+1)! = 3(x!), então x é igual a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
12) (PUC-SP) Se (n-6)! = 720, então n é igual á:
a) 12
b) 576
c) 16
d) 4
e) 30
13) Resolva as equações fatoriais abaixo:
a) (n+1)! / (n-1)!=12
b) n! / (n-2)! = 20
c) (n-1)! (n+2)! / n! (n+1)! = 12
14) (FGV-SP) simplifique a expressão 5M!-2(M+1)!/M!
15) (UECE) O valor de 12!-(12+1)!/12! é :
a) 4 b) 3 c) 2 d) 1 e) 0
Gabarito:
11) B 12) A 13) a) n²+n-12=0 b) n²-n-20=0 c) n = 2/11 14) 5M-2/M 15) D
Gabarito:
11) B 12) A 13) a) n²+n-12=0 b) n²-n-20=0 c) n = 2/11 14) 5M-2/M 15) D
Desculpem a ignorância, mas porque nessa equação fica o número doze 12? > n² + 4n - 12 = 0
ResponderExcluirEssa é uma equação do 2 grau!!! Só usar baskaras...
ExcluirPorque a primeira questão não é 130? O 1 também é número primo
ResponderExcluirPor que no ex3 usou duas vezes o P3?
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