Potência é todo número na forma an, com a ≠ 0.
a é a base, n é o expoente e an é a potência.
an = a x a x a x a x...a (n vezes)
Por convenção, admitiremos que todo número elevado a 0 é igual a 1, a0 = 1 e todo número elevado a 1 é igual a ele próprio, a1 = a.
Exemplos
21 = 2 540 = 1 44 = 256 53 = 125
Potência de base racional
Para resolver uma potência cuja base é um número fracionário, elevamos tanto o numerador quanto o denominador da fração ao expoente dado.
Exemplo
Potência de expoente negativo
A ideia de inverso é utilizada para solucionar potências de expoente negativo, transformamos numerador em denominador, e vice-versa, logo após, tornamos o expoente positivo.
Multiplicação de potências de mesma base
Resolvemos a multiplicação de potências de mesma base conservando uma das bases e adicionando os expoentes.
am . an = am + n
Exemplos
Divisão de potências de mesma base
Toda divisão de potências de mesma base, com esta diferente de zero, pode ser resolvida conservando uma das bases e subtraindo os expoentes.
am : an = am – n, com a ≠ 0.
Exemplos
Multiplicação de fatores elevados ao mesmo expoente
Para o produto de dois ou mais fatores elevados ao mesmo expoente, elevamos cada um dos fatores ao expoente dado na questão.
(a . b)n = an . bn
Exemplos
(5 . 6)4 → 54 . 64 (0,2 . 1,3)3 → (0,2)3 . (1,3)3
Divisão de expoente igual
Aqui segue-se o mesmo critério dado na propriedade anterior: eleva-se o dividendo e o divisor ao mesmo expoente.
(a : b)n = an : bn
Exemplos
(9 : 8)5 = 95 : 85 (2,3 : 0,1)2 = (2,3)2 : (0,1)2
Potência de potência
Quando elevamos uma determinada potência à outra potência, temos uma potência de potência. Para resolvê-la, podemos conservar a base e multiplicar os expoentes.
(am)n = am . n
Exemplos
(23)4 → 23 . 4 = 212 [(1/5)2]5 → (1/5)2 . 5 = (1/5)10
Potência de base 10
A potência de base 10 é utilizada para abreviar a escrita de números que contenham n fatores 10, facilitando assim sua representação.
Exemplos
105 = 100000 (5 zeros)
107 = 10000000 (7 zeros)
103 = 1000 (3 zeros)
107 = 10000000 (7 zeros)
103 = 1000 (3 zeros)
Nesse tipo de potência, quanto o expoente for positivo, ele indica a quantidade de zeros que deverão ser acrescentados após o algarismo 1.
10-2 = 0,01 (2 casas decimais)
10-5 = 0,00001 (5 casas decimais)
10-5 = 0,00001 (5 casas decimais)
Aqui, como o expoente é negativo, ele indica o número de casas decimais que deverão ser criadas a partir do zero e com final 1.
Fonte: infoescola.com
Exercícios sobre potenciação
b) 68
c) 28
d) 218
e) 2²4
2) Se A = (-3)² - 2², B = -3² + (-2)² e C=(-3 -2)², então C + A × B é igual a:
3) O valor da expressão (a1 + b1)² é
a) [ab/(a + b)²].
b) [ab/(a² + b²)²].
c) a² + b².
d) [a²b²/(a + b)²].
4) Das opções abaixo, qual apresenta a relação correta?
a) (-68)³ = (-6)²4
b) (-2)³ = 2³
c) 2³ + 24 = 27
d) (19² + 40²)/(131²) = 59/131
e) 11² × 36² = 396²
b) (-2)³ = 2³
c) 2³ + 24 = 27
d) (19² + 40²)/(131²) = 59/131
e) 11² × 36² = 396²
5) O resultado da expressão [2ª:(2.2²)³]³/2 é:
a) 1/5
b) 1/4
c) 1/3
d) 1/2
b) 1/4
c) 1/3
d) 1/2
6) Se n N*, o valor de (-1)²n - (-1)²n+1 + (-1²n) - (-1²n+1) é:
a) -1
b) 1
c) -2
d) 2
e) -3
b) 1
c) -2
d) 2
e) -3
7) Se 20x+² = 25, então 20x é igual a:
a) 25
b) 1/25
c) 16
d) 1/16
e) 16/25
b) 1/25
c) 16
d) 1/16
e) 16/25
8) A expressão (a1 + b1)² é equivalente a
a) Se a = 2 e b = -2, então A = B;
b) Se a = 2 e b = 2, então A = B;
c) Se a = -2 e b = -2, então A = B;
d) Se a = -2 e b = 2, então A = B;
e) Se a = -2 e b = 2, então A = B.
14) PUC-SP) O número de elementos distintos da sequência 24, 42, 4-2 (-4)2, (-2)4, (-2)-4 é:
a) ab/[(a + b)²]
b) a² b²/[(a + b)²]
c) ab/[(a² + b²)²]
d) a² + b²
b) a² b²/[(a + b)²]
c) ab/[(a² + b²)²]
d) a² + b²
9) (USF) Dadas as expressões A = -a2 – 2a + 5 e B = b2 + 2b + 5:
a) Se a = 2 e b = -2, então A = B;
b) Se a = 2 e b = 2, então A = B;
c) Se a = -2 e b = -2, então A = B;
d) Se a = -2 e b = 2, então A = B;
e) Se a = -2 e b = 2, então A = B.
10) (FATEC) Das três sentenças abaixo:
a) somente a I é verdadeira;
b) somente a II é verdadeira;
c) somente a III é verdadeira;
d) somente a II é falsa;
e) somente a III é falsa.
I. 2x+3 = 2x . 23
II. (25)x = 52x
III. 2x + 3x = 5x
a) somente a I é verdadeira;
b) somente a II é verdadeira;
c) somente a III é verdadeira;
d) somente a II é falsa;
e) somente a III é falsa.
11) Se 53a = 64, o valor de 5-a é:
12) (FUVEST) O valor de (0,2)3 + (0,16)2 é:
13) (UFSM)
a) –1/4
b) 1/40
c) 1/20
d) 1/8
e) ¼
a) 0,0264
b) 0,0336
c) 0,1056
d) 0,2568
e) 0,6256
Números que assustam:
* 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta.
* 5,7 bilhões de pessoas eram estimadas para viver no planeta hoje.
* 90 milhões nascem a cada ano.
* 800 milhões passam fome.
* 8,5 é a média de filhos por mulher em Ruanda.
* 1,4% da renda mundial está nas mãos dos 20% mais pobres.
* 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério Sul para o Norte nas últimas três décadas. (Fonte: ONU)
De acordo com o texto, os números que representam a quantidade de pessoas que vivem no planeta, nasce a cada ano e passa fome são, respectivamente:
a) 568 . 109; 9 . 106; 8 . 106
b) 5,68 . 106; 9 . 106; 8 . 106
c) 568 . 107; 9 . 107; 80 . 107
d) 56,8 . 109; 90 . 109; 8 . 109
e) 568 . 108; 90 . 106; 80 . 106
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
b) 2
c) 3
d) 4
15) (FEI-SP) O valor da expressão B = 5 . 108 . 4 . 10-3 é:
a) 206
b) 2 . 106
c) 2 . 109
d) 20 . 10-4
b) 2 . 106
c) 2 . 109
d) 20 . 10-4
Gabarito:
1) D 2) E 3) D 4) E 5) D 6) D 7) C 8) B 9) C 10) E 11) E 12) B 13) C 14) B 15) B
Bom dia!
ResponderExcluirComo você chegou à resposta da nº3?
Desde já grata pela resposta
Sílvia Cristina
qual a resposta da 2?
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